sábado, 7 de novembro de 2009

TICs

Surgem então as TICs, com ingredientes para favorecer uma profunda renovação da escola, suas repercussões podem situar-se ao nível da organização, na relação com os conteúdos e na metodologia. Lévy (2000) chama esse acesso livre e fácil, que a Web proporciona, metaforicamente, de dilúvio; mas, o problema não está na abundância informativa e sim em saber o que procurar e como o fazer.
Wolton (2000:124), afirma que: a tecnologia torna possível o acesso direto à informação, mas não é possível o acesso direto ao conhecimento. Passar de um conhecimento intuitivo e sumário do senso comum para um conhecimento reflexivo em que o indivíduo seja capaz de organizar, associar e estabelecer relações com as informações não se alcança com a imediaticidade do direto: requer tempo, muito tempo, calma e paciência para aprender a pensar. Deste modo, começa-se a compreender que a navegação pelos oceanos informáticos requer a intermediação humana, nomeadamente a dos professores como insiste Wolton (idem:124), vincando que a emancipação que a Web proporciona não passa pela supressão dos intermediários, mas antes pelo reconhecimento do seu papel.(Baseado em "A tecnologia é uma estratégia" de Bento Duarte da Silva).

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